* doodle de 22 de fevereiro de 2012
Hoje, Heinrich Rudolf Hertz, o pai da rádio, foi recordado pela Google, através de um doodle, que assinala o 155º aniversário do nascimento do físico alemão. Este cientista, já aqui referido anteriormente (Dia Mundial da Rádio), nasceu a 22 de Fevereiro de 1857, em Hamburgo, Alemanha.
A vida e obra*
Nascido em Hamburgo, no dia 22 de Fevereiro de 1857, Heinrich Rudolf Hertz manifestou interesse na invenção de diversos aparelhos. Era um inventor, que pretendia chegar além do conhecimento que a ciência lhe fornecia. Estudou engenharia, mas o alemão sempre sentiu entusiasmo pela física, o que determinou as suas escolhas.
Em 1878, Hertz entra na Universidade Humboldt, em Berlim, onde colocou em prática os seus conhecimentos e caráter visionário. A rádio e as ondas eletromagnéticas não estavam muito longe dos seus horizontes. Bastaram três anos para passar da aprendizagem à docência, na Universidade de Kiel.
Nesta fase da sua vida profissional, entra na área da eletrodinâmica de Maxwell, que contrariava a eletrodinâmica vigente. A distância e a interação física das ondas eletromagnéticas eram inovadoras e entusiasmaram Heinrich Rudolf Hertz.
Também na Alemanha, em Karlsruhe, Hertz dá aulas numa escola politécnica, até que, em 1883, muda-se para Kiel e consegue provar a propagação das ondas eletromagnéticas, cuja frequência das ondas poderia ser controlada. Hertz conseguiu provar a teoria de Maxwell e demonstra que, de facto, existia a radiação electromagnética.
O passo seguinte foi controlar essas ondas. O alemão conseguiu perceber que as propriedades das ondas tinham uma velocidade de propagação semelhante à velocidade da luz no vácuo. A refração, reflexão e polarização das ondas eletromagnéticas foram também provadas por Heinrich Rudolf Hertz.
Os resultados dos seus estudos foram demonstrados, com a comunidade científica a aplaudir essas descobertas e a potencialidade daquele conhecimento. Estava aberto o caminho para a comunicação à distância, sem fios. Corria o ano de 1888.
Apesar de morrer jovem, com 36 anos apenas, no dia 1 de janeiro de 1894, vítima de bacteremia, Hertz deixou um legado para a Humanidade.
Professor, mestre, investigador, estudou e provou teorias de grandes nomes do seu tempo. Morreu em Bonn e está sepultado em Hamburgo. Hoje, é recordado em todo o mundo, com um google doodle que evoca o 155.º aniversário do seu nascimento.
O 155.º aniversário de Heinrich Rudolf Hertz coincide com outro facto histórico: hoje assinala-se um século desde que foi assinado o contrato com a Marconi, que permitiu a introdução da telegrafia sem fios em Portugal. A telegrafia sem fios, inventada por Marconi, em 1896, abria os horizontes da rádio em solo português.
*Vida e obra retirado daqui.