segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dia Mundial da Rádio

Esta segunda-feira (dia 13 de Fevereiro) celebra-se, pela primeira vez, o Dia Mundial da Rádio, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Segundo esta organização a rádio é um meio de comunicação de baixo custo que chega a mais de 95% da população do planeta.
Tida, de certa forma, como o parente pobre da comunicação social, a rádio sobreviveu à travessia do deserto dos últimos anos, depois do boom das televisões privadas e da Internet, mas hoje está de boa saúde e recomenda-se. Em Portugal há cerca de 300 estações de rádio, das quais 250 são rádios locais.

Mas para compreendermos o fenómeno da rádio vamos recordar um pouco a sua história, que é marcada principalmente por três personalidades: Michael Faraday, James Maxwell e Henrich Rudolph Hertz.

Enrich Hertz

Michael Faraday foi um cientista inglês que, em 1831, descobriu a indução magnética e que mais tarde inspirou, James Maxwell, físico e matemático escocês, que em 1864 demonstrou que as forças eléctricas e magnéticas têm a mesma natureza e que os campos eléctricos e magnéticos se propagam com a velocidade da luz. É conhecido por ter dado a sua forma final à teoria moderna do electromagnetismo.

Mas podemos dizer que tudo começou verdadeiramente quando Enrich Rudolf Hertz, físico alemão, inspirando-se nos estudos anteriores, pôs em evidência, em 1888, a existência das ondas electromagnéticas imaginadas por James Maxwell.
Hertz demonstrou a existência da radiação electromagnética criando aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio. Em homenagem a este físico alemão, pelas suas contribuições no campo do electromagnetismo, foi dada a designação de hertz (símbolo Hz) à unidade do SI para frequência, a qual é expressa em termos de oscilações (vibrações) ou rotações por segundo (s-1 ou 1/s).

Guglielmo Marconi
Mas foi o físico e inventor italiano Guglielmo Marconi o cientista considerado como o pai da rádio, visto que ninguém, antes dele, teve a ideia de usar as ondas hertzianas com o objectivo da comunicação. Em 1896 Marconi demonstrado o funcionamento de seus aparelhos de emissão e recepção de sinais em Inglaterra, quando percebeu a importância comercial da telegrafia. Em 1896, Marconi fez a sua primeira transmissão pública sem fio, em código Morse, fundando mais tarde, em Londres, a primeira companhia de rádio. Recebeu o Prémio Nobel de Física pelos seus contributos em 1909.

Sem comentários:

Enviar um comentário