terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Leituras


Neste separador (Leituras) iremos sugerir alguns livros relacionados com a Ciência. O primeiro livro desta série é: Cinco Equações que Mudaram o Mundo, escrito por Michael Guillen, licenciado em Física, Matemática e Astronomia pela Universidade de Cornell; e publicado pela Gradiva.


Para escrever este livro o autor seleccionou, cinco equações, dentre dezenas de sérias concorrentes ao lugar, que afectaram profundamente a nossa existência e o nosso modo de vida. O autor contextualizou as cinco equações à realidade dos principais intervenientes, os cientistas, que têm tanto de génios como de loucos, e que, por vezes, revelam-se pessoas de baixo perfil moral, de atitudes estranhas e comportamentos esquisitos.

O livro está dividido em cinco histórias distintas, desde um solitário doentiamente carente de atenção (Isaac Newton e a lei da gravitação universal); um prodígio emocionalmente violentado por uma família disfuncional (Daniel Bernoulli e a lei da pressão hidrodinâmica); um analfabeto religioso e miserável (Michael Faraday e a lei da indução electromagnética); um viúvo de poucas falas que viveu tempos difíceis (Rudolf Clausius e a segunda lei da termodinâmica); e um espertalhão que desistiu da escola (Albert Einstein e a teoria da relatividade restrita).

Num estilo literário romanceado, ao longo das cinco histórias, o autor descreve as origens matemáticas de cada uma das equações, de uma forma acessível que permite ao leitor compreender o significado das mesmas e a consequência destas no nosso quotidiano.

“ Na linguagem da matemática, as equações são como poesia: estabelecem as verdades com uma precisão única, condensam vastas quantidades de informação em poucas palavras e muitas vezes são de difícil compreensão para o não iniciado; e, tal como a poesia convencional nos ajuda a encarar as nossas profundezas interiores, a poesia matemática ajuda-nos a olhar para além de nós – se não até ao Céu, pelo menos até ao limite do universo visível.” Michael Guillen

Sem comentários:

Enviar um comentário